Como usar um blog


Você sabe navegar num blog?

E pra que serve esse "troço"? rs 


Essas perguntas vem me tirando o sono nos últimos dias... E tenho sérios motivos pra isso.

Olha só...


Quando passei o link do meu Blog pela primeira vez pro meu pai, ele respondeu:


- Nossa, muito legal, cheio de coisas criativas, mas pra que serve (o blog)? :(

Sem contar que eu mesma não tinha a menor ideia de como navegar neles.
Uns 3 meses atrás, eu entrava num blog, olhava a primeira pagina e no máximo clicava em “Ultimas Postagens” (no fim de cada pagina). Perdendo grande parte do conteúdo ali “postado”.


E por fim, falando com alguns amigos, notei que o problema é maior do que eu pensava. Muita gente ainda sente dificuldade para entender o mecanismo e a linguagem dos blogs, embora seja muito fácil, pode acreditar.

Então vou tentar dar algumas dicas, mas lembre-se, eu também sou novata por aqui. ;)



1 - O primeiro passo é entender o significado e o uso de algumas palavras. Então vamos lá.



> O que é um “BLOG”?
“Blog” é uma página da Web.

Blog é a contração da expressão inglesa weblog.
Log significa diário, como o diário de um capitão de navio. Weblog, portanto, é uma espécie de diário mantido na internet.



> O que são “Blogueiros”?
“Blogueiros” são todos aqueles que possuem, escrevem, colaboram com um ou mais blogs. Também conhecidos como “donos” ou “autores” do blog.



> O que é "BLOGOSFERA"?
É o universo virtual dos “blogueiros”.



> O que é "POST"?
“Post” é a atualização feita no blog. Ou seja, cada vez que colocamos algo em um blog, chamamos de “post”.



> O que são “MARCADORES”?
São rótulos atribuídos a um texto, ou seja, o “tema”, a “palavra-chave” utilizada para organizar os “posts” dentro de um blog.



> O que são “ARQUIVOS”?
São os “posts” separados por data. Como os “Marcadores” servem para separar as postagens de um blog. A diferença é que estes mostram por ordem cronológica e não por assunto.



> O que é um “PAP”?
“PAP” é usada na linguagem dos “blogueiros” para resumir o termo “Passo a Passo”. Então nesse “Marcador” você irá encontrar artigos ensinando detalhadamente como fazer algo.



Esses são os termos mais usados e necessários para quem quer começar a navegar num blog. Mais pra frente irei passando outros. ;)


 2 - Agora vamos entender pra que serve um blog.


Na verdade um “blog” pode ter vários objetivos.


É sempre uma forma do seu autor (ou dos seus autores) se expressar, de publicar algo que acredita ser relevante ou apenas pelo fato de querer dividir as suas opiniões com outras pessoas.

Você poderá encontrar blogs que são apenas um "diário pessoal" de uma determinada pessoa, ou uma "forma de contato" mais próximo que um médico, um político ou um artista encontrou para entrar em contato com determinado publico.


Um blog também pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas que tenham os mesmos interesses, e até mesmo para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teria a possibilidade de se expressar em qualquer outro meio de comunicação.

 3 - Agora que já sabemos o significado de algumas palavras, e para que serve o blog, vamos tentar entender o seu mecanismo.



> Como navegar num blog?
Ao entrar num blog, normalmente, você irá visualizar a pagina com as últimas postagens do “autor” (dono do blog). Pois as postagens são organizadas de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro.

Na maioria das vezes, o autor pode escolher o numero de postagem que irá aparecer na primeira pagina. Por isso, em blogs de variedades, os assuntos podem se misturar, exemplo:


O primeiro assunto ser sobre “reciclagem”, logo abaixo “decoração” e mais abaixo um artigo sobre “saúde”.



> Então o que fazer para ler somente sobre o assunto que me interessa?

Fácil. Se você quer ler somente sobre “reciclagem”, procure nos “Marcadores”. Lá você irá encontrar alguns rótulos (temas), aí é só clicar em algo que te agrade, assim você irá abrir apenas “posts” sobre o assunto escolhido.

Outra forma é buscar nos “Arquivos”, normalmente ficam perto dos “Marcadores” e mostram os assuntos por data de postagem, lembram?


Bom, por hoje é isso, mas amanhã eu volto.


Espero ter ajudado! ;)


Beijoo